UPCYCLING: O QUE É + LISTA DE 5 BENEFÍCIOS

UPCYCLING: O QUE É + LISTA DE 5 BENEFÍCIOS

Você já ouviu falar desse termo?

O processo de Upcycling já existe há algum tempo, mas (AINDA BEM!) vem ganhando cada vez mais destaque nos dias de hoje, com a adesão de grandes e icônicas marcas aliadas à esse movimento.

A técnica consiste em, basicamente, dar um novo e muitas vezes melhor propósito à um material JÁ EXISTENTE, sem que haja perda de qualidade.

Aderir à essa modalidade de produção é aumentar a vida útil do produto, cuidar do meio ambiente e economizar dinheiro, energia e matéria-prima.

O termo foi usado pela primeira vez em 1994 pelo empresário e ambientalista alemão Reine Pilz. Mas só em 2002, no livro Cradle to Cradle: Remaking the Way we Make Things, alcançou os olhos do público. Nele, os autores William McDonough e Michael Braungart afirmam que o objetivo do upcycling é evitar o desperdício de materiais potencialmente úteis, reduzindo o consumo de novas matérias-­primas durante a criação de novos produtos e o consumo de energia, a poluição do ar e da água e as emissões de gases de efeito estufa, resultantes dos processos industriais da reciclagem. Isto torna a prática ainda mais positiva, do ponto de vista ecológico, do que a própria reciclagem.

[zupi.com.br]

 

Insecta Shoes + Farm

 

 

5 BENEFÍCIOS:

  • Diminui a quantidade de resíduos nos aterros sanitários;
  • Diminui a quantidade de resíduos descartados na natureza;
  • Reduz exploração de minerais para extração de matéria prima nova;
  • Reduz o desperdício de água e energia que acabariam sendo empregados em novos processos de produção;
  • Reduz a emissão de gases poluentes nos processos fabris, causados pelo efeito estufa.

 

Em suma, o Upcycling chegou para mudar padrões, estabelecer princípios e fazer a gente enxergar que o mais sustentável é SEMPRE aquele que já existe!

🙂

Deixe uma resposta